sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma Verdade Muito Inconveniente: Ellen G White



Muito se fala sobre esta personagem do século XIX e início do século XX, fundadora do adventismo. 

Considerada profeta ou no mínimo, 'escritora cristã' por alguns, plagiária para outros - esta não é uma questão pacífica. Eis alguns motivos:

1. Trata-se uma questão de fé borrifada com doses de institucionalismo (proselitismo religioso em alguns casos) - como o próprio conceito de "Remanescente Fiel" renovado pelo movimento adventista-millerita.
2. Considerando o item anterior - é impossível separar o adventismo, a teologia adventista e toda a sua doutrina da personagem Ellen G.White. 
3. Em que pese a liberdade Cristã, não é permitido de forma alguma, para o membro adventista, discutir abertamente acerca da possibilidade  da não-manifestação do dom ou 'espírito de profecia' (como preferem) na pessoa de Ellen G.White.
4. Este assunto pode causar exclusão (praticamente sumária) do membro que ousar abordá-lo publicamente. É preferível declarar-se ateu ou agnóstico do que negá-la. Haverá menos esperança 'de salvação' pra você neste último caso.
5. A falta de conhecimento e a superficialidade com que se costuma abordar o assunto.
6. Pressão social (inclusive familiar).
7. Medo.
8. A maioria de nós não possui idade suficiente para tê-la conhecido.
9. Poucas pessoas já leram suas principais obras de capa a capa.
10. Quase ninguém ousou comparar seus escritos com os de outros autores... (hoje isto é facilitado pela tecnologia)

Para isto foi que abordamos o tema. 

Não buscamos respostas rápidas, superficiais e/ou posicionamentos apressados. 

A missão consiste em apresentar-lhe o tema - covardemente ocultado e proibido, o que por si já levanta questionamentos. Tua responsabilidade é estudá-lo de forma imparcial - para isto te presenteamos com os seguintes livros (todos estão disponíveis para download):


1 - CRISTIANISMO PAGÃO (Frank Viola) - Entenda as origens de muitas de nossas 'atitudes' e 'pensamentos' cristãos através desta obra - muito embasada e rica em referências e notas de rodapé. Após a leitura, você será capaz de sorrir diante de muitos 'debates e questões religiosas' como música, liturgia, "obrigações cristãs" e muitos outros assuntos (verá, por exemplo, que o movimento da Reforma, ou qualquer outro de lá para cá, NUNCA rompeu de fato com o paganismo. Este livro faz-nos refletir sobre o cristianismo bíblico. Sugerimos que seja o primeiro livro a ser lido, por ser basilar.



2 - "THE WHITE LIE" (Walter T.Rea) - Leia após "Cristianismo Pagão". Este é o livro-bomba para o adventismo. É um livro raro - e está completo. Descubra se você deverá continuar sendo adventista após sua leitura. Garantimos que não é nenhum 'livro do diabo" - muito pelo contrário, este poderá ser a voz de Deus para você. Sugerimos que, conforme for se informando, evite comentá-lo com pessoas que não estejam realmente em busca da verdade para suas vidas (pessoas abertas ao verdadeiro debate doutrinário). Você poderá perceber que a maioria das pessoas - incluindo teus familiares e melhores amigos adventistas - não estará realmente disposta a romper com certas crenças instituídas, mesmo diante da verdade. Não nos responsabilizamos pelo mau uso que você possa fazer deste livro. O propósito de qualquer cristão deve ser o de iluminar o próximo - este é o nosso objetivo (perceba as advertências). Afinal, descubra como era de fato Ellen G.White, sem romances. Submeta o livro à Bíblia, à tua consciência e ao debate consciente. Advertimos pela última vez: você poderá odiá-la. 

Eu mesmo chequei algumas fontes bibliográficas citadas - e para desespero institucional, os fatos aparentemente procedem.


Ficamos abertos a questionamentos/opiniões, pois é assim que o ser-humano evolui (diálogo). Pedimos apenas que, antes de emitir seu parecer, examine as obras acima com seriedade.

Grande Abraço

Deus abençoe tua vida em todos os aspectos.

5 comentários:

  1. olá


    Gostariamos de manter contato..nossos escritos são estes http://www.igrejaadventista.rede.comunidades.net/index.php

    ResponderExcluir
  2. Grande Zé 2berto! Blog legal!

    ResponderExcluir
  3. Esta Ellen White era Profetisa...hahahahaha!Me engana que eu gosto!Profeta de verdade mesmo foi e sera sempre o Senhor Jesus Cristo...E pronto!David Junior.Candeias.Jaboatao dos Guararapes.Pe.

    ResponderExcluir
  4. Esta Ellen White era Profetisa...hahahahaha!Me engana que eu gosto!Profeta de verdade mesmo foi e sera sempre o Senhor Jesus Cristo...E pronto!David Junior.Candeias.Jaboatao dos Guararapes.Pe.

    ResponderExcluir
  5. Ellen não foi uma mera escritora ela foi inspirada por Deus a autoridade maxima do universo e foi ele quem criou vc..
    Ellen não foi a fundadora do adventismo e sim o proprio Deus ele e o fundador os escritos de Ellen são baseados na biblia a santa palavra de Deus a maioria de suas obras tem versos da biblia. Deus a inspirou e nos adventistas temos sim o direito de discutir sobre isso temos livre arbrito nao somoss robos podemos discutir podemos descordar de Ellen white e do espirito de profecia nos nao julgamos ninguem se vai ou nao para o ceu so Deus sabe quem sera ou nao salvo abordamos os assuntos do espirito de profecia profundamente pois os principios da biblia do adventismo estao contidos em seus livros antes de escrever leia entenda estude mais sobre o assunto porque quando vc fala de ellen white esta falando de uma pessoa normal como eu e vc mas qeu foi inspirada por Deus e sua palavra tds os livros de ellen white falam sobre como vivermos melhor, amar a Deus e principalmente sobre o adventismo que caso vc nao saiba e amnsagem do advento que Deus voltara e nos salvara.....
    NA BOA leia os livros dela e saberá o que vc escreveu errado blz...;p

    ResponderExcluir

Contamos com a opinião de vocês!